-
Arquitetos: Cerejeira Fontes Architects
- Área: 13000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Benjamin Alstrup Velure
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para a concepção do edifício utilizou-se um esquema de organização directamente relacionada com a matriz estruturante do territorio e mais determinantemente com a estrutura arbórea existente, a qual se respeitou e valorizou ao máximo.
Associado a cada valência foi criado um espaço exterior, que permitira a sua fruição em condições de segurança e autonomia pelas crianças, com acessos preparados para pessoas com mobilidade condicionada. Além destes espaços são criados pátios interiores.
Os serviços comuns de utilização pelos alunos e pelos professores articulam-se numa área central no eixo que estrutura o edifício. A partir desse corpo, eixo central, desenvolve-se um percurso mais longo, serpenteante, com facilidades de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, através de rampas de declive suave sempre que necessária. Por outro lado, este percurso distingue-se verticalmente em dois níveis: num primeiro desenvolve-se o percurso dos alunos e num segundo nível o percurso dos professores.